quinta-feira, 22 de novembro de 2012


UFRPE: metade das vagas para cotistas


A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) irá ofertar 50% das vagas para 2013 aos alunos provenientes de escola pública, adiantando-se ao prazo do Ministério da Educação (MEC) para adoção das cotas sociais, que estipulou a meta para quatro anos. A decisão foi tomada ontem em reunião conjunta do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Segundo o vice-reitor, Marcelo Carneiro Leão, a medida vem apenas formalizar uma realidade já existente na universidade. “Do universo de alunos, 54% vêm de escola pública. Por curso, o percentual varia. Agora, vai ficar uniforme”, explicou. O professor defendeu as cotas baseado em estatísticas de instituições de ensino superior brasileiras que já as adotam há anos. “As notas nos vestibulares para ingresso e o rendimento do curso dos cotistas são semelhantes aos dos não cotistas. O índice de evasão dos cotistas chega a ser três vezes menor”, indicou. Metade das vagas para alunos da rede pública são para aqueles que têm renda familiar bruta inferior ou igual a 1,5 salário mínimo, enquanto a outra metade é para os que têm renda superior a esse valor. Já o número de vagas destinadas a negros, pardos e índios ainda não foi definido, pois a percentagem será calculada a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a população de Pernambuco. A previsão é de que este dado seja divulgado até o final da próxima semana. A seleção da UFRPE é realizada através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), adotando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de classificação, desde 2010.
UFPE
Os feras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) têm até a próxima sexta-feira (23) para pedir isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2013, que precisam comprovar baixa renda. A lista dos beneficiados será publicada no dia 28 de novembro no site da Covest.


http://blogs.diariodepernambuco.com.br/vestibular2013/?p=2015
                                                                                                Maria Eugênia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário